Aposta na tecnologia

O primeiro-ministro José Sócrates afirmou ontem que o programa de acesso a computadores e à Internet de banda larga a preços reduzidos, no âmbito do Plano Tecnológico anunciado em Maio passado, “é o mais importante que o Governo lançou” e aquele em que tem “mais orgulho”.
Convicção que José Sócrates transmitiu no decorrer da cerimónia de entrega dos computadores aos trabalhadores em formação no âmbito programa Novas Oportunidades, em Lisboa, destacando, ainda, “a coragem e a ambição de quem quer, individualmente, fazer mais”.
O primeiro-ministro referiu, também, que o “défice essencial do País, o mais profundo, é o das qualificações”, acrescentando que “a batalha estratégica” que o Governo tem de travar é a que permita aumentar as qualificações dos portugueses.
“Queremos massificar o uso de computadores e o acesso à Internet de banda larga em nome de um país mais moderno e mais confiante”, afirmou o chefe do Executivo.
Durante a cerimónia, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa, José Sócrates entregou 30 computadores e certificados de reconhecimento, validação e certificação de competências a pessoas que concluíram o programa Novas Oportunidades.
Elogios
Com esta iniciativa, José Sócrates quis “homenagear a coragem” dos cidadãos que “reconheceram publicamente que queriam aprender mais e voltaram à escola para fazer mais pela sua vida e pelo seu país”.
“O que vocês fizeram é o que o País precisa, e o País precisa de conhecer o vosso exemplo, o exemplo de quem não se resignou”, afirmou o primeiro-ministro, dirigindo-se aos recém-diplomados. “Investir mais, estudar mais, não há melhor a fazer pelo País”, sublinhou o chefe do Executivo, considerando ainda que é “este o caminho” a seguir para que “Portugal vença o atraso tecnológico e se aproxime dos melhores”.
Fonte: Jornal Record